Como pensa Julio Carvalho
Sobre a arte, Julio Carvalho entende que a brutalidade com que o olhar do artista forma e deforma o que é visto, sem perder a ternura, dá ao observador a liberdade de criar a sua própria imagem, atingindo, assim, o dom maior da arte que é o de emocionar, iludir, revelar, surpreender e recriar.

Quem é Julio Carvalho
Julio Carvalho é artista plástico, natural de Porto Velho – Rondônia. Estudou em São Paulo na Escola Panamericana de Artes por dois anos. Muito versátil, é letrista e escritor; suas letras e poemas, assim como suas esculturas e painéis, são um resgate do cenário e figuras do cotidiano regional. É autor dos livros “Juru-jurupa-jurupari,” que narra lendas e mitos da Região Norte e “Um Olhar Sobre o Urbanismo e a Arquitetura de Porto Velho”. Nas artes plásticas, destaca-se por suas esculturas e painéis em médio e grande porte. Sua produção artística é considerável, com grande destaque para as esculturas e para os painéis, trazendo em seu currículo várias exposições individuais e coletivas em diversas cidades do País.

O que faz Julio Carvalho
Com uma produção de mais de 1.300 obras entre Esculturas e Painéis, em 35 anos de arte, Julio Carvalho com sua versatilidade e talento, faz de sua trajetória um passeio pelo mundo Figurativo, Abstrato, Moderno, Geométrico e Concreto. Sua produção e seus experimentos passam por diversos materiais como Mosaico, Ferro, Aço, Cobre, Bronze, Concreto e Pintura. Destaca-se, entre suas produções de esculturas e painéis de médio e grande porte, o “Grupo de Brincantes” na Entrada do Palácio das Artes em Porto Velho, o “Painel dos Beija-flores”, na Casa de Cultura Ivan Marrocos e as esculturas da Área Urbana de Porto Velho. Ultimamente vem dando ênfase e produzindo no concretismo, trazendo grandes obras entre Esculturas e Pinturas sobre tela. Destacam-se, também, em suas poesias e letras, as parcerias com Augusto Silveira: “Yanomâmi,” ”Curupira Arremedou” e “Kandinski”; com Zezinho Maranhão: “Paralelas” e “Um canto por um amor lírico” e com Bado, “A tua Cara”.